Próteses Dentárias Removíveis: São as próteses que se podem ser retiradas da boca e depois recolocadas. Podem ser mucosuportadas (apoiadas apenas na gengiva), dentomucosuportadas (apoiadas na gengiva e em dentes) e as implanto mucosuportadas (apoiadas em implantes e na gengiva). Nessa categoria existe a dentadura, o roach e a overdenture (dentadura estabilizada com implante).
Próteses Parciais Removíveis (Roach): São próteses feitas para substituir alguns dentes perdidos. Essas possuem uma estrutura metálica projetada anatomicamente para se apoiar nos dentes remanescentes. Tendo em vista que trata- se de uma estrutura removível se torna muito higiênica e de fácil adaptação.
Próteses Dentárias Acrílicas: São removíveis e possuem uma resina gengival caracterizada. Usadas por pessoas que tenham poucos dentes, ou nenhum. Elas são popularmente chamadas de dentaduras. Estas próteses são bastante acessíveis em termos econômicos.
Próteses Fixas: A evolução permite o planejamento e execução por softwares e máquinas modernas, chamado sistema CAD CAM, que aumentam significativamente a qualidade e precisão das próteses.