A gengivoplastia tornou-se um procedimento muito desejado por pessoas que admiram um belo sorriso. Atualmente, a valorização da beleza faz com que as pessoas queiram cada vez mais um sorriso harmonioso. Sendo que este é composto pela estética vermelha (gengivas) e estética branca (dentes).
A conquista desse objetivo, predispõe equilíbrio e harmonia, portanto, o tamanho dos dentes e das gengivas precisam ser proporcionais. Quando percebemos dentes pequenos ou excesso de gengiva em algum dente ou região, verifica-se a possibilidade de indicar esse procedimento, que nada mais é do que a remoção do excesso gengival, de maneira que conseguimos aumentar o tamanho do dente e melhorar o seu formato. Os dentes pequenos podem ser remetidos a um sorriso infantil, e isso não nos agrada na fase adulta.
Importante ressaltar que é o profissional que consegue mensurar através de radiografias e medições clínicas o quanto de gengiva poderá ser removida e o quanto o dente poderá será aumentado ou recontornado. Há casos de grande exposição gengival, chamados sorrisos gengivais, que necessitam de terapia com Toxina Botulínica, além da gengivoplastia, intervindo na musculatura perioral para a diminuição a exposição gengival na hora de sorrir.